Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | O crescimento alarmante das recuperações judiciais revela o lado sombrio do Agro `Pop’

Por: Daniel Ribeiro
27/02/2024 12:59
Tamanho da fonte: A A

No imaginário brasileiro, o agronegócio é frequentemente celebrado como o "agro é pop" — um setor vibrante, resiliente e fundamental para a economia do país. Entretanto, sob a superfície dessa narrativa otimista, emerge um cenário preocupante que desafia a percepção de invulnerabilidade do setor. Um estudo recente da Serasa Experian revela um aumento alarmante de 300% nos pedidos de recuperação judicial na entrada de 2024. Este dado não apenas soa o alarme para a realidade enfrentada pelos produtores rurais, mas também destaca uma tempestade perfeita de adversidades econômicas e climáticas que ameaça a estabilidade do setor.

As cifras são claras: de 20 pedidos de recuperação judicial registrados ao longo de todo o ano de 2022, saltamos para mais de 80 em 2023. Essa disparada nos números não é um acaso, mas o resultado de uma combinação letal de fatores. O agronegócio, uma atividade notoriamente capital-intensiva, exige investimentos robustos em tecnologia e maquinário para manter-se competitivo. Paralelamente, o setor tem sido duramente afetado por condições climáticas adversas — secas prolongadas, chuvas torrenciais inesperadas — e a volatilidade nos preços das commodities no mercado global.

Estima-se que entre 20% a 30% dos produtores de Mato Grosso podem enfrentar dificuldades semelhantes nesta temporada. Fala-se em uma perda da safra neste estado equivalente a safra de um Paraguai inteiro. A combinação de custos ainda elevados com insumos, o elevado valor de arrendamentos, a queda no preço da soja e adversidades climáticas configura um cenário desafiador para muitos.

O que esse aumento nos pedidos de recuperação judicial revela é uma verdade inconveniente: o agronegócio, por mais "pop" que seja, não está imune às forças da economia e da natureza. Esta situação demanda uma reflexão profunda sobre a sustentabilidade de longo prazo do setor, bem como a necessidade de políticas públicas e estratégias privadas que possam amortecer o impacto dessas crises e oferecer caminhos viáveis para a recuperação.

A crise atual no agronegócio é um chamado à ação para todos os envolvidos — desde o governo e instituições financeiras até os próprios produtores e a sociedade civil. É fundamental repensar práticas, investir em soluções sustentáveis e inovadoras, e criar mecanismos de suporte que possam proteger o setor contra choques futuros. O agro pode ser pop, mas sua sustentabilidade depende de ações concretas hoje para garantir que continue sendo o motor da economia amanhã.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro